Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PSDB em ação: Governo inaugura estações Luz e República da Linha 4-Amarela

 
Estações funcionarão das 10h às 15h, de segunda a sábado e feriados.

Com a inauguração das estações Luz e República, a Linha 4-Amarela passa a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial.
 
O novo trecho tem 3,7 quilômetros de extensão, entre as estações Paulista e Luz, atendendo à concentração de usuários da região central da cidade. Com a inauguração das estações Luz e República, a Linha 4-Amarela passa a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial. Somados aos 65,3 quilômetros da Companhia do Metrô, totalizam 74,3 quilômetros de rede metroviária na capital paulista. Agora, são 64 estações no total.

Com essa inauguração, a previsão é de 100 mil passageiros/dia na estação República e 132 mil na estação Luz. A Linha 4-Amarela já transporta diariamente 200 mil passageiros entre as estações Butantã e Paulista.

As novas estações, com arquitetura e cores atraentes, contam com bilheterias blindadas, piso tátil, elevadores especiais e escadas rolantes "inteligentes", que funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia.

No caso da estação Luz, o corpo principal da estação é coberto por uma cúpula que permitirá iluminação e ventilação naturais, possibilitando economia de 50% nos custos de implantação e manutenção do sistema de ventilação.

Investimento total de R$ 5,6 bilhões
Na primeira etapa da Linha 4-Amarela, que abrange as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, foram investidos R$ 3,8 bilhões (incluindo US$ 450 milhões) a cargo do concessionário privado, que adquiriu os 14 trens e todo o sistema de sinalização e controle operacional dos trens (CBTC). O investimento total da Linha 4-Amarela será de R$ 5,6 bilhões, incluindo R$ 1,8 bilhão que será investido na segunda etapa desta linha.
Inovações tecnológicas
Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia "driverless", que permite a operação dos trens sem condutor, usando sistema informatizado. Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, possibilitando mais agilidade à operação dos trens e muita segurança.

Também oferecem muito conforto aos usuários, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo) e baixo nível de ruído. As estações da Linha 4-Amarela são dotadas de portas de plataforma, separando a plataforma das estações das vias dos trens. Essas portas se abrem simultaneamente com as do trem, que estaciona no ponto exato das entradas e saídas dos usuários, garantindo maior segurança no embarque e desembarque de usuários.