Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Boa Gestão na Segurança Pública Reduz Homicídios em SP

 

SP mantém, nos cinco primeiros meses, taxa de 9,73 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Nenhum dos fatores que, no passado, favoreciam o aumento da violência na capital - a população superior a 11 milhões de habitantes, as desigualdades sociais ou a mistura de culturas regionais - impediu que São Paulo liderasse a redução dos homicídios no Estado.

De janeiro a maio, o número de crimes contra a vida na capital caiu 33,73% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado.

Foram 198 mortes a menos, de acordo com as Estatísticas Mensais da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. No Estado, a redução média dos homicídios foi de 14,73%.

De janeiro a maio de 2011, foram registrados 389 homicídios dolosos na capital, contra 587 até maio do ano passado. No comparativo de 12 meses - de junho de 2009 a maio de 2010 e junho de 2010 a maio deste ano -, a capital apresentou um recuo de 22,13% nas mortes intencionais, com 283 casos a menos em relação ao mesmo período.

Com a decisiva colaboração da capital, o Estado mantém, nos cinco primeiros meses de 2011, pela primeira vez na história recente, taxa de 9,73 homicídios por grupo de 100 mil habitantes - fora da chamada zona de epidemia de homicídios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera epidêmicas as taxas acima de 10/100 mil habitantes/ano.

A Secretaria da Segurança Pública atribui a contínua redução das mortes intencionais em todo o Estado à investigação, identificação e prisão dos autores de homicídios, à melhoria da gestão policial, com aumento do número de policiais militares nas ruas, ao recolhimento de armas ilegais e ao investimento do Estado em segurança pública, inteligência policial e tecnologia da informação.

Veja mais: