Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vigias noturnos deverão ser treinados pela Polícia

A Secretaria de Segurança do Estado e Polícia Civil estudam a viabilidade de um projeto que determine que os vigias noturnos que atuam nas ruas sejam cadastrados e recebam treinamento. A ideia é fazer um cadastro desses profissionais no Departamento de Investigações e Registros Diversos (Dird), delimitando a área exata em que eles poderão exercer a função e também treiná-lo para que ele informe regularmente às autoridades policiais todas as ocorrências registradas durante o seu trabalho.

Há um projeto de Lei elaborado pelo deputado Fernando Capez que trata do tema e a expectativa é de que a nova determinação seja aprovada num prazo de 90 dias. Além de informar as ocorrências de sua área de atuação à polícia, todos os anos o profissional terá de renovar esse cadastro e seu comportamento também será acompanhado de perto pelas autoridades. A futura lei valerá não apenas para a capital, mas para todo o Estado. A medida começou a ser estudada pelo governo 
Atualmente a Polícia Civil faz o cadastramento dos vigilantes de rua, mas o registro não tem nenhuma validade. Isso porque não existe uma lei que obrigue o vigia a se registrar nem mesmo qualquer regra para a prestação desse serviço.