Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Adolescentes abandonados, Brasil governado pelo PT tem 38% dos adolescentes em situação de miséria.


do blog prosaepolitica.wordpress.com de Giulio Sanmartini
Reportagem da jornalista Luciana Marques na revista veja (www.veja.com.br), mostra que jovens na faixa etária dos 12 aos 17 anos são os mais prejudicados por problemas como pobreza, criminalidade e abuso sexual, segundo relatório do Unicef.

O estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , Situação da Adolescência Brasileira 2011, mostra que a pesar da propaganda oficial do governo Petista a pobreza atinge 29% da população no Brasil, enquanto o porcentual de adolescentes em situação de miséria chega a 38%, e do total de jovens 20% estão fora da escola, os meninos representam 68,4% do total de 500.000 adolescentes que não sabem ler, o que demonstra uma desigualdade de gênero na educação.

Cor - A pesquisa também mostrou desigualdades raciais. O adolescente negro tem quatro vezes mais riscos de ser assassinado do que o branco. E o indígena tem três vezes mais chances de ser analfabeto do que os demais brasileiros de sua faixa etária. O Unicef afirma que é preciso atenção especial principalmente aos adolescentes que vivem nas ruas, vítimas de exploração sexual, mães, chefes de família. O órgão propõe que o governo invista, não só na primeira infância, mas também na faixa etária que se segue para que o impacto das medidas iniciais não se perca na etapa seguinte.

"O Brasil não será um país de oportunidade se um adolescente negro continuar a conviver com a desigualdade que faz com que ele tenha quatro vezes mais possibilidades de ser assassinado do que um adolescente branco", defende o trabalho.

“O Brasil precisa reverter a situação atual em que os direitos dos adolescentes são mais violados do os que outros grupos”, afirmou Marie-Pierre Poirier.
O número de homicídios, por exemplo, é o dobro entre os adolescentes em relação aos brasileiros em geral: são 43 mortes a cada 100.000 jovens entre 15 e 19 anos. Outro exemplo é que 80% dos casos denunciados de abuso sexual foi relatado por meninas.

Hoje há 21 milhões de pessoas entre 12 e 18 anos no Brasil, ou seja, 11% da população.