Mais que um prédio, o espaço da Fabrica de Cultura tem 5,1 mil m² e é completamente equipado para oferecer cursos de diversas linguagens artísticas às crianças e jovens da região, é um espaço aberto para artistas da comunidade e interações culturais.
![]() |
Andrea Matarazzo e Geraldo Alckmin |
Todas as atividades oferecidas nestes locais são gratuitas.
"É uma fábrica diferente, porque tem múltiplas finalidades. Uma fábrica de criatividade, de cultura, lazer, entretenimento para a comunidade, uma escola, porque os jovens, as crianças, as famílias vão poder estudar, quem quiser fazer curso de bateria, violão, violino, os mais variados instrumentos musicais, teatro, cinema, literatura", disse Alckmin.
"É, também, uma fábrica de empregos. Aqui já tem 55 profissionais que começam a trabalhar, e nós vamos formar educadores, monitores. São Paulo é uma capital mundial de serviços, de cultura, de teatro, de cinema, das artes, de eventos, então, nós vamos formar bons profissionais", completou o governador.
"O projeto Fábricas de Cultura dá aos jovens oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal longe das drogas e da violência", afirmou o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.
Com salas de aula equipadas para cada modalidade de ateliê a ser oferecido (música, dança, teatro, circo, multimeios, artes visuais), uma biblioteca com computadores conectados à internet e acervo inicial de 2 mil livros, além de uma sala de múltiplo uso, ampla, que pode ser utilizada tanto para atividades pedagógicas como para apresentações.
A Fábrica funcionará inicialmente de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h com os ateliês regulares para aprendizes matriculados; e aos sábados e domingos das 12h às 17h com shows e atividades abertas a toda a comunidade.
Durante a inauguração, Alckmin afirmou que a unidade também terá atividades para a terceira idade. "As Fábricas de Cultura são muito voltadas para a criança e para o jovem, de 7 a 19 anos. Mas é da família. E tem uma experiência boa, em outras Fábricas de Cultura, de abrir até as 22h, para a terceira idade, para as famílias poderem fazer os cursos e participar."
![]() |
Deputado Celino |
Representante da Zona Norte na assembleia legislativa, o deputado Celino destacou a importância da iniciativa “Cultura está ligada diretamente a educação, e essa interação é que vai gerar mais conhecimento para jovens e adultos.”
A Fábrica funcionará com ateliês experimentais até o dia 15 de abril. Será uma oportunidade para que as crianças e jovens participem das aulas livremente e decidam, com base na prática, que curso vão frequentar ao longo do semestre. A partir do dia 10 de abril, paralelamente às aulas experimentais, fica aberto também o período de inscrições. Inicialmente, serão disponibilizadas mil vagas. O início das aulas regulares do semestre está programado para o dia 17 de abril.
A Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoerinha será gerida pela Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e a Literatura, uma das organizações sociais qualificadas para administrar instituições e programas culturais do Estado de São Paulo, em convênio com a Secretaria.
Também estiveram presentes os vereadores Claudinho de Souza e Aníbal de Freitas.
Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1.281, esquina com a Rua Conselheiro Moreira de Barros
Telefone: (11) 2231-3966
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos das 12h às 17h; fechada às segundas-feiras