Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

No Poupatempo Lapa, Serra anuncia uso da tecnologia para melhorar a cidade


Em visita à unidade da Lapa, Serra diz que quer adotar com uso da informática o mesmo padrão de atendimento para os serviços da Prefeitura


José Serra visitou nesta segunda-feira (27/8) o Poupatempo da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, e anunciou que a informática será uma aliada importante para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura. “O Poupatempo é um modelo de atendimento por parte do setor público à população. Deu muito certo. Nós fizemos no Estado e vamos criar esse padrão de atendimento na Prefeitura. É possível fazer isso com a informática, com a tecnologia digital e algum investimento”, declarou.


O Poupatempo facilita o acesso a informações e serviços públicos, por reunir em um único local um amplo leque de órgãos e empresas públicas, prestando atendimento rápido e eficiente. O serviço é muito bem avaliado pelos usuários, com aprovação de 95% dos frequentadores. “Nós criamos o Poupatempo, foi o meu partido, sem qualquer imodéstia”, disse Serra.


Serra deu um exemplo de serviço que pretende criar na cidade: o cidadão-auditor. “Olhos e ouvidos do prefeito, em toda a cidade de São Paulo, treinados para isso”, disse. “Tem um buraco na rua, tira uma foto, manda por torpedo para a Prefeitura, que vai lá e resolve o problema”, explicou. “Esse é o programa Cidade Inteligente, com o cidadão-auditor, um exemplo de uma inovação que vamos fazer.”


Os participantes do cidadão-auditor serão voluntários, cadastrados e treinados na Prefeitura. As informações irão para uma central, que repassará os dados para as subprefeituras. Serra planeja cadastrar 50 mil participantes. “As pessoas vão querer fazer isso porque dá gosto você poder apontar um problema e ter algum retorno.”


Serra conversou com usuários e atendentes do posto. Recebeu abraços e muitos pedidos para fotos. "Vim aqui buscar meus documentos e tive a felicidade de encontrar o Serra”, comemorava Helena da Silveira Farnesi, de 82 anos. Sua irmã, Dirce Gentil, de 78 anos, também fez questão de abraçá-lo. “Como o Serra não tem outro. Ele tem prática, é experiente.”


O Poupatempo da Lapa foi construído em local ocupado antes por um galpão de uma antiga fábrica, uma parceria entre Prefeitura e Estado. Inaugurado este ano, já atende 3 mil pessoas por dia e emprega 400 funcionários. A meta é atender 10 mil pessoas diariamente. “Precisamos colocar a inteligência digital a serviço da população”, disse Serra.


Confira aqui o exemplo de participação usando a tecnologia de Isadora em Santa Catarina que criou uma página para denunciar más condições na sua escola: DIÁRIO DE CLASSE