Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Respirômetro avalia qualidade do ar em avenida de Pirituba

 
Aparelho foi colocado na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães.
O Respirômetro esteve no início da manhã desta terça-feira, dia 12 de julho, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, para medir a qualidade do ar.

A avenida é uma das mais movimentadas da cidade. O aparelho registrou índice péssimo de material particulado – 313 microgramas por metro cúbico, a Organização mundial de Saúde considera tolerável que um ser humano adulto respire no máximo 50 microgramas por dia.

Confira a reportagem:


O que é o Projeto Respirar da TV Globo?

Teve inicio no dia 4 de abril, o projeto "RespirAR", que é veiculado nos telejornais de São Paulo - Bom Dia São Paulo, Radar, SPTV 1 e 2º edição. Este projeto investiga a qualidade do ar que os moradores da cidade estão respirando e avalia as principais causas e consequências da poluição em São Paulo.

Segundo dados do Detran, em março a cidade chegou a 7 milhões de carros emplacados. De acordo com o Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo, os veículos - não somente os carros - são responsáveis pela emissão de 90% dos poluentes que contaminam o ar.

Com duração prevista para três meses, "RespirAR" vai apresentar nas primeiras semanas reportagens que explicarão ao telespectador como é formada a poluição e as principais causas nos dias atuais.

Também será exibido a série de reportagens internacionais feitas pela jornalista Flávia Freire na Cidade do México e Bogotá. Na atual fase a série  conta com o auxílio de um aparelho chamado respirômetro, que conta com com dois medidores de qualidade de ar: um para material particulado e outro para ozônio.

A bordo de um carro elétrico - zero emissão de poluentes, a cada dia o respirômetro estará em uma região de São Paulo para realizar as medições instantâneas e mostradas ao vivo nos telejornais locais - geradas via GPS e transformadas em gráfico desenvolvido pela Engenharia e Arte da TV Globo.

Essas medições adotarão o parâmetro internacional e serão comparadas aos parâmetros da CETESB. O objetivo é que o telespectador se familiarize com o tema e comece a entender porque é tão importante saber como está o ar que respiramos.

Durante o projeto serão espalhadas urnas pela cidade com temas relacionados às ações para diminuir a poluição em São Paulo e o telespectador vai participar votando na ação que considerar mais eficaz.

Quem faz o projeto?
Coordenação: Cristiana Randow
Edição: Fabio Correia e Juliana Bressan
Produção: Paula Akemi, Thiago Crespo, Fabiana Aiolfe,Juliana Munaro e Eliane Silva
Reportagem: Flavia Freire, Marina Araujo e Daiana Garbin
Imagens: Eduardo Mendes e Marcel Mendonça
Edição de Imagens: Rodrigo Lima e Fernando Nakajato