Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

PSDB de São Paulo marca prévias para janeiro


Do portal UOL.

SÃO PAULO - Sob pressão dos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, o diretório municipal do PSDB de São Paulo marcou as prévias do partido para janeiro de 2012 e definiu que o colégio eleitoral englobará todos os 23 mil filiados registrados em recadastramento feito pela legenda em 2009.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tentava empurrar as primárias para março, para postergar a definição do candidato tucano com o objetivo de facilitar as conversas com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que propôs receber apoio para seu candidato em 2012 e, em troca, ajudar na reeleição de Alckmin em 2014.

Foram a favor das prévias antecipadas os secretários estaduais José Aníbal (Energia) e Andrea Matarazzo (Cultura) e o deputado federal Ricardo Tripoli, que queriam a realização da disputa interna ainda em dezembro. O secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, tido como favorito de Alckmin e último a anunciar a pré-candidatura, defendia deixar a escolha para depois.

Pela resolução do diretório municipal, as prévias ocorrerão em meados de janeiro - provavelmente no dia 15. O diretório municipal vai encaminhar a lista de eleitores para os pré-candidatos nesta sexta-feira, sem aguardar o cadastro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"O TRE disse que demora 30 dias para encaminhar a lista. Já estamos quase em novembro, isso só serviria para empurrar a data das prévias para frente", afirma Tripoli. "Os quatro pré-candidatos são pouco conhecidos, não têm histórico de eleições majoritárias. Se queremos ganhar, temos que estar preparados antes", defende.