Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Câmara municipal aprova ficha limpa sem 02 votos do PT



Texto da Câmara Municipal de São Paulo:

"A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) aprovou nesta quarta-feira, em segunda votação, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 12/2011, que estende as regras da Lei da Ficha Limpa aos integrantes da administração pública municipal, sejam eles agentes ou servidores públicos, em cargos de comissão ou efetivos.
O texto, que foi aprovado por 53 vereadores, também inclui conselheiros tutelares e municipais, dirigentes de ONGs, secretários, subprefeitos, servidores da CMSP e do Tribunal de Contas do Município (TCM) nos critérios da Ficha Limpa.
O substitutivo aprovado nesta quarta-feira, elaborado pelo conjunto de parlamentares, recebeu apoio de todas as lideranças da Casa. Para entrar em vigor, a matéria depende da promulgação do presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto. "Pretendemos que isso seja feito até sexta-feira", afirmou.
 
FICHA LIMPA
O texto aprovado considera ainda a distinção entre os servidores ocupantes de cargos em comissão e de cargos efetivos, já que esses, após passarem por estágio probatório, só podem ser exonerados mediante processo administrativo.
Outra inovação é a obrigação de que no início de cada mandato de prefeito, os nomeados para o exercício dos cargos e funções públicas deverão comprovar que detêm as condições de exercício da atividade, ou seja, que não pesa sobre eles nenhuma das causas de inelegibilidade. Essa condição deverá ser renovada a cada início de mandato na Prefeitura.
As disposições constantes do substitutivo aplicam-se também aos subprefeitos, secretários e servidores que se encontrarem em exercício na data de sua publicação. Assim, o projeto alcança não somente situações futuras como também os servidores e agentes públicos e políticos que já se encontram em exercício."

Nota do Blog:

A Câmara Municipal de São Paulo é composta por 55 vereadores, mas apenas 53 votaram. Dois vereadores do PT deixaram de votar o ficha limpa.
  
Vereadora Juliana Cardoso
Vereador José Américo
Deve haver alguma justificativa, mas não encontramos nada no site da câmara, no site pessoal do vereador José Américo ou no blog da vereadora Juliana Cardoso, que justifique a ausência em uma votação tão importante

Na aprovação do projeto Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos com “ficha suja” na Câmara dos deputados em Brasília, em 2010 vários deputados da base do governo Dilma e do PT já haviam se ausentado da votação do projeto, e apesar dos 388 parlamentares que aprovaram o texto do projeto, outros 45 que estavam na Câmara optaram por não votar.

Parabéns aos vereadores de todos os partidos que votaram pela aprovação do projeto.

Veja o texto da ementa a Lei orgânica e outras informações:

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8629:ficha-limpa-municipal-e-aprovado-com-53-votos-favoraveis&catid=38:plenario&Itemid=95